PR12| Rota do Pão e do Barro 

A Rota do Pão e do Barro da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça inaugurou no dia 1 de novembro de 2017.

Une os dois núcleos principais da extinta Freguesia de Campelos e da Freguesia do Outeiro da Cabeça e tem dois inícios previstos. Um em Campelos (junto ao edifício da Junta de Freguesia e Mercado Municipal) e o outro no Outeiro da Cabeça (junto ao edifício da Junta de Freguesia).

Foi pensada para ser a junção de duas rotas que se podem fazer em separado ou em conjunto dependendo da condição fisica e do tempo disponível. Foi pensada no sentido de mostrar o que de melhor distingue e que une esta União das Freguesias.

A Rota do pão, do pão amassado à mão e cozido em forno de barro vermelho com lenha, confecionado atualmente em larga medida pelo Centro Social Paroquial de S. António de Campelos na Padaria Pãozinho da avó. O pão caseiro de trigo e mistura é de todos o mais conhecido, mas existem muitas variedades como a integral, as merendeiras com chouriço, com bacalhau, com azeitona.

… E do barro porque o barro vermelho tem há muitos anos um forte impacto económico nesta região, existindo várias indústrias de barro vermelho. Os produtos são vendidos para todo o país e exportados para diversos países estrangeiros famoso do lado do lado do Outeiro da Cabeça.

Surgiu graças ao apoio da Câmara municipal de Torres Vedras e do setor do Desporto e atividade física, representado na inauguração pela senhora vereadora do Desporto Eng. Laura Rodrigues.

Localmente pudemos contar com a preciosa ajuda dos Campelenses Filipe Vicente e António Augusto que foram incansáveis na procura de um melhor percurso e na sua implementação.  A colocação da sinalização ficou a cargo dos operacionais da Junta.

Algumas empresas locais também participaram nesta aventura. A ITM executou as placas em madeira e a 83º graus envernizou as mesmas após a pintura artesanal desenvolvida por colaboradoras da Junta de Freguesia com a supervisão da professora Rosália Jerónimo.

No dia da Inauguração também pudemos contar com a participação do Centro Social Paroquial e Pãozinho da Avó que confecionaram as broas e o pão que saboreamos durante o percurso, com o Agrupamento de Escuteiros 648 que garantiu a segurança nos atravessamentos do percurso e com a Empresa CT Cobert, que nos proporcionou o visionamento de um filme sobre o método de trabalho e produção das telhas, nas suas instalações em Outeiro da Cabeça.

Principais Pontos de Interesse ao Longo do Percurso

Ao longo dos diferentes trajetos propostos neste projecto, há locais que, pela sua importância histórica, cultural e/ou social merecem algum destaque, destacando-se desde logo as várias localidades por onde ele passa.

Campelos

Novo mercado e Junta de Freguesia em Campelos

Igreja do Imaculado Coração de Maria

Lavadouros antigos da Rua P. Hermenegildo Valente Vaz

Igreja Matriz de S. António

Padaria “Pãozinho da avó” do Centro Social Paroquial de S. António de Campelos

Museu etnográfico de Campelos

Fonte velha

Escola 4G

Nicho e fonte de S. João S. João

Ecoparque das malhadinhas

Moinho de vento de Campelos

Museu Florentino Manuel Lopes

Mercado social

Outeiro da Cabeça

Pavilhão desportivo do Outeirense

Lagoa do falcão

Coreto do largo 1.º de maio

Estação ferroviária

Centro educativo do Outeiro da Cabeça

Igreja Paroquial de Nossa Senhora Rainha do Mundo

Complexo industrial cerâmico

 Serviços / Apoios

Restaurantes

O Pote – Campelos

O Antunes – Churrasqueira / Casais do Rijo

Os Severianos – EN 8-2

O Frango da Vila – Campelos

O regional / Outeiro da cabeça

 Ficha Técnica

Nome do percurso

Rota do Pão e do Barro

Localização e respectiva região

Distrito            – Lisboa

Concelho        – Torres Vedras

Freguesias     – União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça

Tipo de Percurso

Circular

Pontos de partida/Chegada

Junta de Freguesia em Campelos – Torres Vedras

Junta de Freguesia em Outeiro da Cabeça – Torres Vedras

Distância

15 000 metros

Desníveis Acumulados

435 mt

Altitude Máxima e Mínima

Máx: 300 mt

Min: 105 mt

Duração

4 horas

Grau de dificuldade

Média

Época Aconselhada

Todo o ano

  • PR12 TVD – 18.8 kms
  • PR12.1 TVD – 10.6 kms
  • PR12.2 TVD – 7.9 kms

Desníveis Acumulados: 290m

Duração:

  • PR12    TVD – 4:30 Horas
  • PR12.1 TVD – 2:30 Horas
  • PR12.2 TVD – 2:00 Horas

Grau de dificuldade: Baixo

Época Aconselhada: Todo o ano

Tendo em conta a possibilidade permanente de vandalismo da sinalização do percurso pedestre, aconselha-se a orientação através de meios complementares (folheto ou gps).

GPS