Centro de Cultura e Animação de Campelos 

O Centro de Cultura e Animação de Campelos (CCAC) é uma associação legalmente constituída em 12 de abril de 1990, que tem por fim a promoção cultural, desportiva, recreativa e ocupação dos tempos livres da população.

O CCAC tem a sua sede na Avenida do Comércio, em Campelos em instalações próprias cedidas pela Junta de Freguesia, para a utilização conjunta com as associações e coletividades da vila de Campelos.

A primeira pedra do CCAC foi colocada no dia 1 de novembro de 1982, começando uma obra que todos os Campelenses ambicionavam. Sendo esta uma obra muito desejada, o entusiasmo e a vontade da população foi essencial para permitir que o sonho se tornasse realidade e se iniciasse a obra, numa área de 500 m2 no centro da aldeia.

O edifício comportava inicialmente, no piso térreo a sede da Junta de Freguesia, uma biblioteca, um pequeno museu etnográfico, bem como salas de ensaio, salas de convívio e um café. No 1º andar estava instalado um salão de festas com plateia e balcão e um palco para permitir a realização de espetáculos polivalentes, tais como bailes, atuação do grupo de Teatro, da Banda de Música ou do Rancho Folclórico.

Hoje em dia, no CCAC encontra-se a sede da Casa do Povo de Campelos, da PROCAMPELO, do Sport Club União Campelense (SCUC) e do Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campelos. O rancho realiza ensaios quinzenalmente neste espaço e a Banda de Música da Casa do Povo de Campelos realiza semanalmente os seus ensaios no edifício, onde também leciona as suas aulas da Escola da Música.

Possui uma Sala de espetáculos principal, algumas salas de reunião e um café aberto à comunidade. Na sala principal o CCAC tem em funcionamento a modalidade de Pilates, a modalidade de Karaté e as aulas de Ginástica Sénior da nossa freguesia.

O CCAC não ficou alheio à crise socioeconómica que o nosso país atravessa e tem ultrapassado nos últimos anos algumas dificuldades para manter-se em funcionamento.

No ano de 2018, foram realizados alguns melhoramentos no café, que possui agora um visual renovado no sentido atrair todas as gerações e mais dinamismo.

Atualmente o edifício precisa de melhoramentos que possibilitem a utilização da sala de espetáculos por pessoas com mobilidade reduzida e que o melhorem a nível da segurança.

O CCAC concorreu nos dois últimos anos ao Orçamento Participativo de Torres Vedras para tentar que estes melhoramentos que são urgentes fossem executados pelo OPTV. No primeiro ano não obteve votos suficientes para ser considerado e levado a efeito pelo Município.

No ano de 2018 teve novamente o seu projeto de melhoramentos ao nível da mobilidade e da segurança em votação. O projeto contemplava a colocação de uma plataforma elevatória na zona da entrada do edifício, a execução de uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade condicionada no piso térreo da sala de espetáculos e a execução de saídas e equipamentos de emergência para o edifício. Não teve votos suficientes para ser eleito.

Participou na organização da Festa anual de Campelos em 2018 e 2019.

Em março de 2020 devido à pandemia por COVID 19, o café foi encerrado e as atividades na sala de espetáculos foram interrompidas, até ser seguro a sua abertura e continuação.

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Cabeça Gorda