Escola 4G de Campelos

Rua Vítor Aragão Lamy, Campelos

escola4g@gmail.com

916 339 620

A junta de freguesia proporciona uma resposta às famílias de apoio/acompanhamento ao estudo e ocupação dos tempos livres das crianças, através da Escola 4G, onde são promovidas atividades de tempos livres para crianças dos 6 aos 14 anos, uma sala de apoio ao estudo durante o período letivo e um programa de atividades durante as férias escolares.

  • Missão

A Escola 4G tem como missão promover as relações intergeracionais e a ocupação de tempos livres das quatro gerações, conciliando a aprendizagem ao longo da vida com a partilha dos saberes, história, cultura e tradições locais.

Tendo por base a partilha de experiências, conhecimentos, atitudes e valores entre as diferentes gerações, fomenta o respeito pela diversidade e pela diferença, a entreajuda social e o desenvolvimento pessoal, incitando a promoção e valorização do património local e concelhio.

  • CAF / apoio ao estudo 4G

Este serviço foi criado no início do ano letivo 2016/17, com o objetivo principal de proporcionar às crianças experiências, atividades lúdicas e recreativas que contribuam para o seu crescimento, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, afetiva, intelectual e social.

A CAF decorre durante os períodos letivos, entre as 14.30h e as 19.30h, de segunda á sexta.

Na CAF, as crianças têm a oportunidade de expandir, exteriorizar e libertar todas as energias acumuladas durante um dia de aulas na escola. Pretende-se disponibilizar à criança um espaço onde ela possa interagir, realizar e partilhar experiências e saberes com os seus pares – tão importantes no seu próprio processo de aprendizagem, propiciando um ambiente singular que permita o seu desenvolvimento harmonioso, reforçando sempre e cada vez mais as suas competências sociais, emocionais e intelectuais.

Em articulação com professores, a CAF possibilita também o serviço de apoio especializado ao estudo.

Link para pré-inscrição: https://forms.gle/5MLsLpvsnNHeH45C7

Regulamento Interno:

REGULAMENTO INTERNO CAF 2020_2021

Plano de Contingência:

Plano de contingência Escola 4G 2020_21

  • Colónia de Férias 4G

A Colónia de Férias 4G teve início nas férias de verão de 2016.

Este é um projeto de animação e ocupação de tempos livres, destinado a crianças dos 6 aos 14 anos que frequentem as escolas da freguesia.

As Colónias de Férias decorrem durante as interrupções letivas, no período das 8:30h às 18h (existindo a possibilidade de extensão de horário das 8.00 às 8.30 e das 18.00 às 19.00).

São um espaço de diversão, aprendizagem e ocupação de tempos livres, que proporciona experiências educativas às crianças através de um ambiente lúdico, acolhedor e seguro.

O funcionamento das colónias assenta em oficinas lúdicas que se complementam e articulam de modo a possibilitar um trabalho global que contribua para o desenvolvimento afetivo, social e cultural da criança e para novas e diversas aprendizagens. Todos os conteúdos trabalhados são pensados de acordo com o nível de desenvolvimento, interesses e motivações das crianças, aplicando esses fatores no trabalho desenvolvido nas oficinas.

Para além das oficinas, decorrem em todas as semanas atividades fora da Escola 4G, havendo também lugar para visitas especiais e para a participação de familiares.

Para potencializar uma aprendizagem que parte das vivências e motivações das crianças, são utilizados métodos e técnicas ativos e dinâmicos, adequados ao nível de desenvolvimento e às necessidades específicas de cada criança, tornando assim essas aprendizagens tão naturais quanto possível.

Oficinas temáticas desenvolvidas no âmbito da colónia de férias:

À descoberta de Campelos

À descoberta de Torres Vedras

Mini – chefes

Oficinas criativas 4G

Oficina sobre rodas

Oficinas Intergeracionais

Link para pré-inscrição: https://forms.gle/WW9uWBWVF7nXefcCA

  • Transportes Escolares

Os transportes escolares são um serviço para as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo da freguesia cujos agregados familiares não têm como realizar o transporte escola/casa.

No período de crise pandémica, o serviço está sujeito às restrições impostas pelas autoridades de saúde e limitado a crianças cujas famílias estejam impedidas de realizar o transporte das crianças por motivos profissionais.

Regulamento dos transportes:

Regulamento Interno dos Transportes Escolares _ Setembro 2020.docx

Link para pré-inscrição: https://forms.gle/oHbVFpbK3ptGoSDK6

  • Escola 4G – Jovens

O projeto desenvolve atividades de ocupação de tempos livres para jovens no período de férias de verão e ao longo do ano letivo.

  • OTL – Ocupação de Tempos Livres

Durante o mês de julho costuma decorrer o projeto de Ocupação de Tempos Livres para jovens – Cultura para Todos. Este projeto tem como objetivo dinamizar espaços culturais da freguesia, com atividades para as diferentes gerações.

Os jovens conhecem e desenvolvem atividades no Museu Etnográfico de Campelos, no Moinho de Campelos e na Biblioteca da Escola 4G.

Pretende-se que os nossos jovens não só conheçam o nosso património local, como desenvolvam formas de o valorizar perante a comunidade. Assim, o Moinho de Campelos é visitado e cenário de um teatro sobre a força do vento para as crianças da Colónia de Férias da Escola 4G e para a Creche do Menino Jesus.

O Museu Etnográfico de Campelos é aberto à comunidade durante os festejos da Feira Anual de Campelos, recebendo visitas guiadas pelos nossos jovens.

São organizadas visitas temáticas e dinamizadas oficinas de expressão plástica e criativa para promover o gosto pelos livros, para além de leituras de poesia para os séniores do Lar Santo António de Campelos e para os seniores do Centro de Dia do Outeiro da Cabeça.

O OTL costuma ter a parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), permitindo aos jovens desenvolver capacidades e competências para ocuparem os seus tempos livres de forma saudável.

No Verão de 2020, face à Pandemia, não se realizou o OTL.

  • Escola 4G – Adultos

Workshops “Saber fazer, saber comer”

A escola desenvolve ocasionalmente oficinas e formação para adultos, nas suas instalações ou em outras instalações públicas, como no mercado ou no Centro Cultural. 

  • Escola 4G – Seniores

O projeto Escola 4G Seniores visa promover o envelhecimento ativo e positivo dos seniores da freguesia, diminuindo o isolamento social e a solidão dos idosos.

Com a promoção de um espaço de convívio intergeracional e atividades que permitem aos seniores partilhar saberes e experimentar novas aprendizagens e experiências, o projeto contribui para a o bem-estar dos idosos e a sua valorização social.

Através de oficinas criativas, oficinas de literacia digital, atividades intergeracionais e de voluntariado, o projeto aumenta as relações sociais e de amizade dos seniores, melhora a confiança dos seniores nas suas capacidades, competências e saberes, reforçando a sua utilidade social.

Oficinas para seniores:

Oficina Tricotando e Conversando

Oficina de TIC

Oficinas do saber da Camara Municipal de Torres Vedras

Em marco de 2020, face à pandemia, foram interrompidas, havendo um contato regular desde essa altura, por via telefónica entre os técnicos do projeto e os seniores das oficinas.

  • Escola 4G – Intergeracional

Produção de Uvada

A Escola 4G, no contexto intergeracional, começou a trabalhar a uvada conciliando a valorização do saber dos mais velhos e a sua transmissão aos mais novos. Como resultado, levou a sua uvada às Festas da Cidade em 2018 e 2019.

Neste processo, as crianças vão com os adultos à vindima, participam no pisar da uva, extraem o mosto e depois voltam à Escola para, junto com os seniores, prepararem as maçãs, reduzirem o mosto a arrobe e confecionarem a uvada. Trabalham ainda o embalamento e etiquetagem, explorando as possibilidades de comercialização do produto. Na oficina sénior faz-se a decoração dos frascos.

O vídeo que se apresenta no link a seguir foi produzido no âmbito das festas da cidade 2019, para promover a Uvada.

Em 2020 a oficina repetiu-se com menos participantes para uma filmagem pela RTP, que passou num programa do canal 1, sobre vindimas em Torres Vedras (ver fotos).

Mercadinhos na comunidade

O mercadinho realiza-se no início de junho muito perto do dia da criança e em dezembro. Acontece no largo do mercado municipal e tem a participação dos mais novos que vendem o que já não usam ou que preparam com a sua família. A tradição destes mercados leva a que as pessoas se habituem a adquirir peças em segunda mão e artesanato local desenvolvendo uma partilha de experiências e de conhecimento entre os participantes e os visitantes.

No ano de 2019 realizou-se também no Largo do Outeiro da Cabeça, em junho e contou com a presença dos alunos da escola básica/ JI do Outeiro da cabeça.

Em 2020, face à Pandemia, não se realizou.

  • Biblioteca e Centro de recursos – 4G

Localiza-se no seio da Escola 4G e serve de apoio às atividades desenvolvidas na escola. Na Biblioteca 4G é possível requisitar ou ler um livro, utilizar computadores para pesquisas na internet ou trabalhos.

Horário de funcionamento – de 2ª a 6ª das 15h30 as 19h00.

  • História recente

O projeto Escola 4G surge e acontece com a desativação da primeira escola primária da freguesia que existiu na freguesia. Esta escola formou 4 gerações de pessoas, representando um marco na educação e desenvolvimento na comunidade de Campelos. Sentindo-se a necessidade de combater o afastamento social entre as diferentes gerações, com a reordenação dos equipamentos escolares surgiu a oportunidade de reaproveitar um equipamento social que possui um vínculo emocional com a população para o desenvolvimento do projeto.

A Escola 4G surge como um projeto intergeracional que promove os laços sociais entre as gerações, a aprendizagem ao longo da vida e a adoção de comportamentos saudáveis e sustentáveis.

Através de oficinas criativas e atividades de ocupação de tempos livres para todas as gerações, o projeto permite o convívio e a partilha entre as gerações, incitando a coesão social e a valorização do património local e concelhio.

    

  • Como surgiu a Escola 4G

Sentindo-se na comunidade a necessidade de combater o afastamento social entre as diferentes gerações, com a reordenação dos equipamentos escolares surge a oportunidade de reaproveitar um equipamento social que reúne um vínculo emocional com a população para o desenvolvimento do projeto.

A primeira escola primária a existir na extinta freguesia de Campelos, formou 4 gerações de pessoas na localidade de Campelos e arredores, representando um marco na educação de várias gerações. Afirmava-se assim a importância de continuar a ser um espaço que promove a partilha e aprendizagem de diferentes saberes, artes e ofícios.

A Escola 4G surgiu como um projeto intergeracional que promove os laços sociais entre as gerações, a aprendizagem ao longo da vida e a adoção de comportamentos saudáveis e sustentáveis.

Através de oficinas criativas e atividades de ocupação de tempos livres para todas as gerações, o projeto permite o convívio e a partilha entre as gerações, incitando a coesão social e a valorização do património local e concelhio.

Esta escola representa um marco na educação de várias gerações, pelo que se reitera a importância de continuar a ser um espaço onde todos podem conviver, partilhar e aprender diferentes artes e ofícios. No passado as práticas intergeracionais surgiam de forma espontânea, no presente constata-se a necessidade de formalizar os encontros entre as diferentes gerações, sob pena de se compactuar com o efeito da ausência de tempo para alimentar as relações sociais.

Sabendo que a imagem social das pessoas mais velhas e o papel que lhes é atribuído na sociedade em que estão inseridos determina a forma como cada um envelhece e condiciona as suas atitudes, pretendemos que a nossa Escola seja um espaço intergeracional.