Cirio de Campelos ao Santuário do Sr. Jesus do Carvalhal, no ano de 2020

Cirio de Campelos ao Santuário do Sr. Jesus do Carvalhal, no ano de 2020

Devido ao actual estado de pandemia em que vivemos, relacionada com o Covid-19, o Cirio não se pode realizar nos moldes tradicionais. Fazemos o Círio de uma forma mais simples, na medida do possível e no cumprimento das regras da Direcção Geral de Saúde, para a protecção da saúde de todos.

Mas porque o Círio de Campelos é uma promessa muito antiga da população que se terá iniciado por volta de 1856, por o povo não ter sido muito atingido por uma outra pandemia, a Cólera, e renovada a promessa com outra grande pandemia, a pneumónica ou gripe espanhola, ocorrida em 1918, estando-se a viver uma outra pandemia, faz todo o sentido não interromper ou suspender esta promessa que foi sendo anualmente cumprida pelos nossos antepassados e por nós.

Não é possível realizar tudo no mesmo dia no dia normal da realização do Círio, o primeiro Domingo de Outubro, porque o nosso Pároco que toma posse no Sábado dia 3, tomará posse no dia seguinte na Paróquia do Outeiro da Cabeça.

Assim, o Círio realiza-se em dois momentos: a ida ao Santuário do Senhor Jesus no Domingo dia 4, e a festa, que não se pode realizar neste Santuário, será na segunda feira dia 5 (feriado nacional) em Campelos.

O local de partida e chegada do Círio é junto à Igreja do Imaculado Coração de Maria, assim como a festa do dia seguinte.

Não são permitidos tractores como nos últimos anos, cada família do mesmo agregado familiar deve ir na mesma viatura, não devendo evitar-se na mesma viatura pessoas de agregados familiares diferentes, caso isso ocorra devem usar máscara, afastamentos e todos os cuidados de desinfecção.

Programa:

Domingo dia 4:

9.00 h – inicio da concentração das viaturas no largo e ruas envolventes da Igreja do Imaculado Coração de Maria;

9.30 h – Oração e Loa da partida;

10.00 h – Partida para o Carvalhal em caravana a velocidade normal;

10.30 h – Chegada ao Santuário oração e Loa de chegada, segue-se oração individual ou em família, com tempo muito limitado, sendo recomendado ir andando e rezando dentro da Igreja, para todos terem essa oportunidade, haverá acompanhamento dos Escuteiros. Este procedimento tem de ser cumprido, uma vez que só teremos 1 hora para nós, pois a seguir haverá a missa dominical daquela paróquia;

11.45 h – Loa da partida e regresso a Campelos;

12.15 h – Chegada a Campelos, na Igreja do Imaculado Coração de Maria, com a oração e Loa da chegada;

A ida é no sentido do Outeiro da Cabeça, o regresso será pela Ribeira de Palheiros.

Segunda dia 5:

10.00 h – Missa de Festa;

11.30 h – Saída do andor de S. António, o nosso Padroeiro, e do andor do Sr. Jesus dos Aflitos, acompanhado pela Banda da Casa do Povo de Campelos, tudo em veículos apropriados, pelo seguinte percurso:

Ruas: Hermenegildo Vaz, dos Pinheirinhos, dos Netos (passa junto a Nicho de S. Pedro) , Manuel Damas, Estrada Municipal, Ruas António Martins Machado, Augusto Ferreira Lopes, Av. do Comércio, (passa junto a Igreja de S. António) Rua das Malhadinhas, (passa junto a Nicho de S. João) Estrada Nacional, Lar de S. António, inverte sentido pelas Ruas da Cruz, Victor Lamy, Av. do Comércio, Rua das Flores, (passa junto ao cemitério) Av. Afonso Moura Guedes e regresso a Igreja do Imaculado Coração de Maria.

Só estas viaturas farão o percurso, não se permite acompanhamento de outras viaturas, os residentes destas ruas podem ornamentar as suas fachadas e ruas.

No fim haverá distribuição individual de caldo verde e pão com chouriço.

Recomendação do uso de máscaras e cumprimento das regras de distanciamento.