A Escola de Música da Casa do Povo de Campelos nasceu em finais de 1975, princípios de 1976, quando a professora primária que leccionava na escola de Campelos, Sr.ª Professora Maria Natália Andrade lançou à comunidade o desafio de se constituir uma banda e uma escola de música. Seguindo esse desafio, o Sr. José Augusto dos Santos e o Sr. Eugénio Bernardes Ferreira abraçaram de imediato esse projecto e contactaram o Sr. Manuel Soares Peixoto para dar início a esse projecto. As aulas de solfejo iniciaram-se na Sacristia da Igreja de Santo António de Campelos, no dia 17 de fevereiro de 1976, tendo sido então definida esta data como a data de fundação da Escola de Música.
Em 1979 foi contratado o Sr. Manuel Maria Dias, tendo sido este o 1º Maestro da Banda de Música e permanecido nestas funções até ao ano de 1981. A 15 de agosto de 1979, a Banda fez a sua 1º atuação, no Louriçal. No dia 24 de agosto de 1979, deu-se a primeira atuação em Campelos. Em 1981 foi contratado o Maestro José Aniceto, tendo este sido maestro desta banda até 1994. Desde essa data foram também maestros desta banda o Maestro Fernando Franco, entre 1995 e 1999 e o Maestro Francisco Frazão entre os anos de 1999 e 2006. Desde o ano 2006, rege a Banda de Música da Casa do Povo de Campelos, o Maestro Daniel Rui Franco Silva Batista.
A Banda de Música da Casa do Povo de Campelos colabora em diversas festas anuais de várias localidades. Participa também activamente na festa anual de Campelos, bem como organiza anualmente o tradicional Concerto do Sócio e faz a animação da Missa do Domingo de Páscoa. Sublinhamos também a participação anual da banda na animação do corso do Carnaval de Torres Vedras e nas Marchas de Santo António de Campelos.
Recentemente, nomeadamente em Dezembro de 2017, a nossa Banda em parceria com a Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense e a Sociedade Filarmónica Ermegeirense promoveram o espectáculo MusiCAE – A Histórica Viagem de CAE, tendo sido realizados dois concertos no teatro-cine de Torres Vedras e um concerto no Centro Social da Ermegeira. Tratou-se de um concerto narrado inspirado na tradição do romance picaresco onde foi contada a viagem atribulada de uma personagem improvável pelas terras de Portugal. Um concerto que contou com a presença de dois atores, um narrador e cerca de 100 músicos em palco.
Encontra-se em fase de conclusão a sua sede, que se localiza na antiga escola básica JI do Vale Pereiro em Campelos, num edifico que foi cedido em contrato de comodato pela Camara Municipal de Torres Vedras.
Banda de Música da Casa do Povo de Campelos
Rua do Vale Pereiro, n.º 34, Campelos, Torres Vedras
Presidente da Direção: Ismael Rodrigues
Telefone: 926 028 396
Email: banda.musica.campelos@gmail.com
Site: https://www.facebook.com/bandamusicacasapovocampelos
Instragram: banda.musica.cp.campelos
Escola de Música
A Escola de Música, uma valência da Casa do Povo de Campelos, conta com um percurso de mais de 40 anos dedicado ao ensino e preparação de todos que desejem obter conhecimentos na área musical. Esta é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro e pode ter benefícios surpreendentes na aprendizagem de idiomas, na melhoraria da memória, da capacidade de concentração, mas também na coordenação e no desenvolvimento motor.
Na Escola de Música poderá aprender a ler música e a tocar um instrumento musical, de palhetas, bocais ou percussão. Caso seja esse o seu desejo, poderá posteriormente integrar a Banda de Música.
O ingresso na Escola de Música poderá também ser um primeiro passo numa carreira profissional de músico, abrindo portas para um posterior ingresso num conservatório ou num ensino superior especializado.
A Escola de Música leciona aulas de música à Quarta-feira e à Sexta-feira, no horário das 16:00h às 19:00h.
Poderá realizar a inscrição nos serviços administrativos da Escola ou através do endereço de correio eletrónico banda.musica.campelos@gmail.com