Rota do Pão e do Barro – PR12

PR12.1 com inicio em Campelos

Esta parte do percurso permite conhecer inicialmente os pontos de interesse da localidade de Campelos, proporcionando ainda vistas deslumbrantes para a toda a região a norte, este e sul.

PR12.2 com inicio em Outeiro da Cabeça

Em destaque neste percurso temos a indústria cerâmica característica desta zona e a aprazível Lagoa do Falcão.

O pão e o barro são matérias que se conjugam nesta Rota por serem famosos nesta freguesia.

O pão é amassado à mão e cozido em forno de barro vermelho com lenha e é  confeccionado pelo Centro Social Paroquial de Santo António de Campelos, é conhecido pelo “Pãozinho da Avó” e existe em variadas versões. O pão caseiro é de todos o mais conhecido e famoso, mas existem ainda as merendeiras com chouriço, com bacalhau, com azeitona, com cozido, com abóbora ou com sardinha. É vendido em diversos pontos e feiras da nossa região.

O barro vermelho tem há muitos anos um forte impacto económico nesta região, existindo varias indústrias de barro vermelho. Os produtos são vendidos para todo o país e exportados para diversos países estrangeiros.

Locais de interesse nesta Rota:

Campelos: Novo mercado e Junta de Freguesia em Campelos; Igreja do Imaculado Coração de Maria; Lavadouros antigos; Igreja Matriz de S. António; Padaria “Pãozinho da avó”; Museu etnográfico de Campelos; Fonte velha; Escola 4G; Nicho e fonte de S. João; Ecoparque das malhadinhas; Moinho de vento de Campelos; Museu Florentino Manuel Lopes; Mercado social.

Outeiro da Cabeça: Pavilhão desportivo do Outeirense; Lagoa do falcão; Coreto do largo 1.º de maio; Estação ferroviária; Centro educativo do Outeiro da Cabeça; Igreja Paroquial de Nossa Senhora Rainha do Mundo; Complexo industrial cerâmico.

FICHA TÉCNICA DOS PERCURSOS

Nome do percurso:

PR12 TVD – ROTA DO PÃO E DO BARRO

Localização: Localidades – Campelos e Outeiro da Cabeça

Tipo de Percurso: Circular

Pontos de partida/Chegada: Campelos: Mercado e Junta de Freguesia em Campelos; Outeiro da Cabeça: Largo 1º de Maio

Distância:

  • PR12 TVD – 18.8 kms
  • PR12.1 TVD – 10.6 kms
  • PR12.2 TVD – 7.9 kms

Desníveis Acumulados: 290m

Duração:

  • PR12    TVD – 4:30 Horas
  • PR12.1 TVD – 2:30 Horas
  • PR12.2 TVD – 2:00 Horas

Grau de dificuldade: Baixo

Época Aconselhada: Todo o ano

Tendo em conta a possibilidade permanente de vandalismo da sinalização do percurso pedestre, aconselha-se a orientação através de meios complementares (folheto ou gps).

GPS