Feira anual de Santiago

No dia 25 de julho de 2017 realizou-se nas ruas adjacentes ao mercado coberto a tradicional feira de Santiago em Campelos.

A manhã começou com uma alvorada dos Rufinhos que alegraram o recinto da feira e algumas ruas da localidade. Na feira participaram além dos feirantes habituais as crianças da Colónia de férias 4G, os jovens do OTL 4G e algumas séniores das oficinas 4G. As crianças apresentaram uma banca com livros para venda a preços simbólicos, objetos decorativos e jogos realizados pelas mesmas. Os jovens abriram o museu etnográfico com visitas guiadas e divulgaram a atividade na feira. As séniores estiveram no recinto do mercado a tricotar e a ensinar os mais novos.

Ainda pudemos assistir a uma atuação do grupo Melodias de sempre.

No recinto da igreja decorreram alguns jogos tradicionais além do tradicional jogo de chinquilho.

Foi um dia cheio de sol, de convívio e de energia positiva em Campelos.

Mercado mensal

O mercado mensal realiza-se no primeiro domingo de cada mês, exceto em julho (mês do mercado anual) e em outubro (domingo do cirio de Campelos).

Realiza-se junto ao mercado coberto, nas ruas Padre Hermenegildo Valente Vaz, Rua Manuel Damas Antunes e Avenida Dr. Afonso de Moura Guedes.

Mercadinho

Em junho de 2017 aconteceu o primeiro Mercadinho do Mercado de Campelos. É um projeto que se pretende repetir ao longo do ano. Desenvolve-se ao ar livre e dentro do espaço do mercado quando necessário por razões climatéricas.

Neste mercadinho as crianças, adolescentes e jovens, têm a oportunidade de vender artesanato, produtos alimentares confecionados pelos mesmos com ajuda dos familiares e brinquedos usados em bom estado.

Pretende-se com o mercadinho:

  • O incentivo ao empreendedorismo;
  • Fomentar a interação da criança e o familiar;
  • O passar de saberes de geração em geração (artesanato/ produtos alimentares);
  • Valorizar a vertente de brincar mais do que a posse dos mesmos (venda de brinquedos);
  • Dinamizar um momento de festa e de encontro na Freguesia de Campelos/ Outeiro da Cabeça e arredores;
  • Trata-se de um Mercadinho com animação e atividades extra que promovam a aprendizagem.

Para a sua concretização a União das Freguesias conta com a parceria da Escola 4G e com a empresa TudoAventura.