A União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça está situada a norte do concelho de Torres Vedras.

A Freguesia tem como limites:

Norte: a Freguesia do Vimeiro, a União das Freguesias de Miragaia e Marteleira e a Freguesia da Moita dos Ferreiros do concelho de Lourinhã.

  • Nascente: a União das Freguesias de Cadaval e Pero Moniz do concelho do Cadaval.
  • Sul: a União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo e a União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira do concelho de Torres Vedras.
  • Poente: a União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira do concelho de Torres Vedras.

Ortofotomapa.pdf

Território

A União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, do concelho de Torres Vedras, surgiu na sequência da reorganização administrativa do território português, de acordo com a Lei 11-A/2013 de 28 de janeiro, através da agregação de duas Freguesias distintas entre si: a Freguesia de Campelos e a Freguesia do Outeiro da Cabeça.

Possui uma superfície de 30km2, o que representa cerca de 9,8% da área total do concelho de Torres Vedras.

De acordo com os Censos de 2011, possuía uma população residente de 3 667 habitantes, uma Taxa de Crescimento de 1,6% e uma densidade populacional de 122hab/km2.

Ao nível das vias de comunicação é atravessada pela autoestrada A8, que possui uma saída localizada nesta freguesia (saída 10), localizada entre as povoações de Campelos e Outeiro da Cabeça. É atravessada pela linha ferroviária do oeste com estação em Outeiro da Cabeça e atravessada por duas estradas nacionais: a EN 361-1 que atravessa a localidade de Campelos e a estrada nacional EN 8 que atravessa a povoação do Outeiro da Cabeça.

Da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça fazem parte os lugares de Cabeça Gorda, Campelos, Carrasqueira, Casais do Lage, Casais do Rijo, Casal das Giestas, Casalinhos das Oliveiras, Vale de Tábua, Outeiro da Cabeça, Olho Polido, Vale de Cruzes, Casais das Passadeiras e diversos casais de menor dimensão disseminados um pouco por toda a Freguesia.