Localização geográfica e território

Localização geográfica

A União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça está situada a norte do concelho de Torres Vedras.

A Freguesia tem como limites:

Norte: a Freguesia do Vimeiro, a União das Freguesias de Miragaia e Marteleira e a Freguesia da Moita dos Ferreiros do concelho de Lourinhã.

  • Nascente: a União das Freguesias de Cadaval e Pero Moniz do concelho do Cadaval.
  • Sul: a União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo e a União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira do concelho de Torres Vedras.
  • Poente: a União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira do concelho de Torres Vedras.

Ortofotomapa.pdf

Território

A União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça, do concelho de Torres Vedras, surgiu na sequência da reorganização administrativa do território português, de acordo com a Lei 11-A/2013 de 28 de janeiro, através da agregação de duas Freguesias distintas entre si: a Freguesia de Campelos e a Freguesia do Outeiro da Cabeça.

Possui uma superfície de 30km2, o que representa cerca de 9,8% da área total do concelho de Torres Vedras.

De acordo com os Censos de 2011, possuía uma população residente de 3 667 habitantes, uma Taxa de Crescimento de 1,6% e uma densidade populacional de 122hab/km2.

Ao nível das vias de comunicação é atravessada pela autoestrada A8, que possui uma saída localizada nesta freguesia (saída 10), localizada entre as povoações de Campelos e Outeiro da Cabeça. É atravessada pela linha ferroviária do oeste com estação em Outeiro da Cabeça e atravessada por duas estradas nacionais: a EN 361-1 que atravessa a localidade de Campelos e a estrada nacional EN 8 que atravessa a povoação do Outeiro da Cabeça.