Escola 4G de Campelos
A Escola 4G é um projecto que a Junta de Freguesia desenvolve na escola primária mais antiga da freguesia, antiga escola nº 1 de Campelos. Sendo a primeira escola primária a existir na freguesia, representa um marco na educação de várias gerações, pelo que se reitera a importância de continuar a ser um espaço onde todos podem conviver, partilhar e aprender diferentes artes e ofícios.
Sabemos que se no passado as práticas intergeracionais surgiam de forma espontânea, no presente se constata a necessidade de formalizar os encontros entre as diferentes gerações, sob pena de se compactuar com o efeito da ausência de tempo para alimentar as relações sociais.
Sabendo que a imagem social das pessoas mais velhas e o papel que lhes é atribuído na sociedade em que estão inseridos determina a forma como cada um envelhece e condiciona as suas atitudes, pretendemos que a nossa Escola seja um espaço intergeracional.
O projeto teve o seu inicio com atividades para crianças em dezembro de 2015.
Rua Vítor de Aragão Lamy, n.º 31
2565 080 Campelos
Telefone: 916 339 620
Email: escola4g@gmail.com
ATL Escola 4G
Das 15h30 às 19.30h
Coordenação: Andreia Cardoso e Carla Neto
O ATL da Escola 4G foi criado com o objetivo principal de proporcionar às crianças experiências, atividades lúdicas e recreativas que contribuam para o seu crescimento enquanto pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, afetiva, intelectual e social, permitindo assim, estabelecer uma melhor relação com a escola, a família e a comunidade envolvente.
ATL como a própria designação indica, é uma valência direcionada para as Atividades de Tempos Livres. Aqui as crianças têm a oportunidade de expandir, exteriorizar e libertar todas as energias acumuladas durante um dia de aulas na escola. É nosso objetivo desenvolver diversas áreas como a expressão plástica, expressão musical, expressão motora, expressão dramática, educação ambiental e educação para a sustentabilidade, educação social, educação rodoviária, culinária e apoio ao estudo.
Neste contexto privilegiamos igualmente a expressão cognitiva e a expressão pessoal/social e afetiva, pois sendo um agente de educação e socialização fundamental por excelência, pretende-se formar a criança no seu todo.
No fundo, pretende-se disponibilizar à criança um espaço onde ela possa interagir, realizar e partilhar experiências e saberes com os seus pares – tão importantes no seu próprio processo de aprendizagem -, propiciando um ambiente singular que permita o seu desenvolvimento harmonioso, reforçando sempre e cada vez mais as suas competências sociais, emocionais e intelectuais.
Normas de funcionamento
Ficha de inscrição
Colónia de Férias 4G
A Colónia de Férias 4G teve início nas férias de verão de 2016.
A” Colónia de Férias 4G” é um projeto de animação e ocupação de tempos livres, destinado a todas as crianças dos 6 aos 14 anos.
É um espaço de diversão, aprendizagem e ocupação de tempos livres, para proporcionar experiências educativas as crianças. São utilizadas metodologias ativas e dinâmicas, com jogos de descoberta e de construção de diferentes materiais, a prática de diversas atividades no âmbito das expressões se assumem como estratégias prioritárias para criar um ambiente lúdico, acolhedor e seguro.
Todos os conteúdos trabalhados neste espaço foram pensados de acordo com o nível de desenvolvimento, interesses e motivações das crianças, aplicando esses fatores no trabalho desenvolvido nas oficinas.
O projeto é organizado por dias temáticos. O funcionamento assenta em oficinas lúdicas que se complementam e articulam de modo a possibilitar um trabalho global que contribua para o desenvolvimento afetivo, social e cultural da criança e para novas e diversas aprendizagens.
Para além das oficinas, decorrem em todas as semanas atividades fora da Escola 4G, havendo também lugar para visitas especiais e para a participação de familiares. Uma grande parte das atividades é livre, dando-se oportunidade à criança de escolher os seus jogos e brincadeiras, no entanto, há diariamente atividades, propostas pelos monitores, em cada uma das oficinas. Este espaço potencializa uma aprendizagem que parte das vivências e motivações das crianças, utilizando métodos e técnicas adequadas ao seu nível sócio-cultural de desenvolvimento e às suas necessidades específicas, tornando assim essas aprendizagens tão naturais quanto possível.
Calendarização
O projeto decorrerá durante as Interrupções Letivas.
Funciona entre as 8:30h e as 18h, de segunda a sexta-feira, excetuando os feriados e fins-de-semana.
PARA JOVENS
Danças Urbanas – Hip hop
O Que é?
– Aulas contagiantes e cheias de energia com ritmos e movimentos urbanos que proporcionam o bem-estar da sua criança a nível psicológico e motor, que trazem excelentes resultados no seu crescimento, tornando os praticantes mais Felizes e Saudáveis!
As aulas serão constituídas por aquecimento corporal e rítmico, aprendizagem coreográfica, jogos rítmicos (Desenvolvimento Rítmico), improvisação, técnica de movimento e consciência corporal, apropriado aos níveis de cada aluno.
É uma proposta bastante rica e descontraída que promove qualidade de vida psicológica e física do público aderente.
Prof. Miguel Ângelo
3ª das 18h30 às 20h
Informações na Escola 4G
OTL – Ocupação de Tempos Livres
Durante o mês de julho esteve a decorrer o projecto de Ocupação de Tempos Livres para jovens – Cultura para Todos – na Escola 4G. Este projecto teve como objetivo dinamizar espaços culturais da freguesia, com atividades para as diferentes gerações.
De 3 a 28 de julho, 20 jovens conheceram e desenvolveram atividades no Museu Etnográfico de Campelos, no Moinho de Campelos e desenvolveram o trabalho de organização da Biblioteca da Escola 4G.
Pretendia-se que os nossos jovens não só conhecessem o nosso património local, como desenvolvessem formas de o valorizar perante a comunidade. Assim, o Moinho de Campelos foi visitado e cenário de um teatro sobre a força do vento para as crianças da Colónia de Férias da Escola 4G e para a Creche do Menino Jesus.
O Museu Etnográfico de Campelos foi aberto à comunidade durante os festejos da Feira Anual de Campelos, tendo recebido cerca de 60 visitas guiadas pelos nossos jovens.
Foi organizada visita à Biblioteca Municipal de Torres Vedras para a organização da Biblioteca da Escola 4G e foram dinamizadas oficinas de expressão plástica e criativa para promover o gosto pelos livros, tendo sido realizadas leituras de poesia para os séniores do Lar Santo António de Campelos e para os seniores do Centro de Dia do Outeiro da Cabeça.
Esta parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), permitiu aos nossos jovens desenvolver capacidades e competências para ocuparem os seus tempos livres de forma saudável.
TRANSFORMERS 4G
No dia 6 de maio de 2017 a Escola 4G transbordou de energia positiva graças ao movimento Transformers, ao Walking Camera Project, ao núcleo de Torres Vedras da Rede Educação Viva e a todos os participantes das mais variadas idades.
A experiência foi tão boa que a Escola 4G tem o sonho de se tornar numa escola Transformers.
“Ser transformer é mais do que fazer a diferença através do que mais gostamos de fazer. Ser transformer significa ser parte de um movimento onde a diversidade é celebrada e onde se colabora por natureza.”
Veja as fotos e inscreva-se no site dos Transformers.
(ver imagens)
PARA ADULTOS
Durante o mês de março e abril de 2016 decorreu a primeira oficina para adultos na Escola 4G. O senhor Luis Macieira disponibilizou-se para ensinar a executar o tear hexagonal. A Junta de Freguesia mandou fazer alguns exemplares do tear para futuras aprendizagens e surgiu “O gang do naperon”.
Se está interessado em participar na próxima oficina para adultos, faça a sua inscrição na Escola 4G.
PARA SENIORES
Oficinas Sénior
São desenvolvidas oficinas grátis ao longo do ano letivo para os séniores da freguesia na Escola 4G. Para informações e inscrições deve dirigir-se à Junta de Freguesia.
Oficinas para séniores desenvolvidas na Escola 4G
2016
Fevereiro a maio 2016 Escultura com pasta de papel
Maio a dezembro de 2016 Execução de presépio em pasta de papel
2017
Fevereiro TIC – computadores
Março Bíblias decorativas
Março e abril Pintura com café I
Março e abril Bordado Ajour e Bainhas Abertas
Abril Arranjos florais
Maio e junho Pintura com café II
Maio e junho Laca paper
Junho a dezembro Tricotando e conversando
Outubro e Novembro Presépios em massa de pão
2018
Janeiro a junho Tricotando e conversando
Janeiro e fevereiro TIC I e II
Fevereiro e março Modelação em barro
Abril Arte Francesa
INTERGERACIONAL
Atividades extras – Intergeracional
Rufinhos – Oficina livre de Percussão e Movimento
Trata-se de um projeto de ocupação de tempos livres para crianças e adultos que querem desenvolver as suas capacidades musicais e culturais.
Este projeto da autoria dos professores de música, Joaquim Pinto e Daniel Silva, existe na Escola 4G desde novembro de 2016 e possui atualmente 22 participantes, com idades compreendidas entre os 5 e os 69 anos.
Segundas – das 18h30 as 20h00
Biblioteca e Centro de recursos – 4G
Localiza-se no seio da Escola 4G e serve de apoio às atividades desenvolvidas na escola. Na Biblioteca 4G é possível requisitar ou ler um livro, utilizar computadores para pesquisas na internet ou trabalhos.
Horário de funcionamento – de 2ª a 6ª das 15h30 as 19h00.
Apresentação do livro “Parábolas de Fazer Crescer”
Em janeiro de 2016 os autores João Martins e Jorge Damas, ambos professores no Externato de Penafirme, apresentaram o livro “Parábolas de Fazer Crescer”, a convite da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça.
Tratou-se de um momento muito especial, pois o encontro deu-se na antiga Escola Nº 1 do Primeiro Ciclo de Campelos (Escola 4G), precisamente na sala onde Jorge Damas frequentou a Primeira Classe.
A população aderiu com enorme satisfação, tendo sobrelotado a sala destinada para o efeito.
Ambos os autores partilharam a forma como nasceu o livro, desde os primeiros passos até à sua edição, realçando, aqui ou ali, o próprio conteúdo e a maneira como lhes têm chegado os testemunhos verdadeiros e elogiosos de quem já o leu. Os presentes, de forma espontânea, foram intervindo, contribuindo, assim, para que o encontro se tornasse ainda mais familiar, mais intenso e mais emotivo.