Escola 4G de Campelos

Missão

A Escola 4G tem como missão promover as relações intergeracionais e a ocupação de tempos livres das quatro gerações, conciliando a aprendizagem ao longo da vida com a partilha dos saberes, história, cultura e tradições locais. Tendo por base a partilha de experiências, conhecimentos, atitudes e valores entre as diferentes gerações, fomenta o respeito pela diversidade e pela diferença, a entreajuda social e o desenvolvimento pessoal, incitando a promoção e valorização do património local e concelhio.

   

 

 A primeira Escola Primária da Freguesia

O projeto Escola 4G surge e acontece com a desativação da primeira escola primária da freguesia que existiu na freguesia. Esta escola formou 4 gerações de pessoas, representando um marco na educação e desenvolvimento na comunidade de Campelos.

Sentindo-se a necessidade de combater o afastamento social entre as diferentes gerações, com a reordenação dos equipamentos escolares surgiu a oportunidade de reaproveitar um equipamento social que possui um vínculo emocional com a população para o desenvolvimento do projeto.

A Escola 4G surge como um projeto intergeracional que promove os laços sociais entre as gerações, a aprendizagem ao longo da vida e a adoção de comportamentos saudáveis e sustentáveis.

Através de oficinas criativas e atividades de ocupação de tempos livres para todas as gerações, o projeto permite o convívio e a partilha entre as gerações, incitando a coesão social e a valorização do património local e concelhio.

Como surgiu a Escola 4G

Sentindo-se na comunidade a necessidade de combater o afastamento social entre as diferentes gerações, com a reordenação dos equipamentos escolares surge a oportunidade de reaproveitar um equipamento social que reúne um vínculo emocional com a população para o desenvolvimento do projeto.

A primeira escola primária a existir na freguesia, formou 4 gerações de pessoas na comunidade de Campelos, representando um marco na educação de várias gerações. Afirmava-se assim a importância de continuar a ser um espaço que promove a partilha e aprendizagem de diferentes saberes, artes e ofícios.

A Escola 4G surgiu como um projeto intergeracional que promove os laços sociais entre as gerações, a aprendizagem ao longo da vida e a adoção de comportamentos saudáveis e sustentáveis.

Através de oficinas criativas e atividades de ocupação de tempos livres para todas as gerações, o projeto permite o convívio e a partilha entre as gerações, incitando a coesão social e a valorização do património local e concelhio. Este projeto da Junta de Freguesia é desenvolvido desde dezembro de 2015, na escola primária mais antiga da freguesia, desativada pela renovação do parque escolar.

Esta escola representa um marco na educação de várias gerações, pelo que se reitera a importância de continuar a ser um espaço onde todos podem conviver, partilhar e aprender diferentes artes e ofícios. No passado as práticas intergeracionais surgiam de forma espontânea, no presente constata-se a necessidade de formalizar os encontros entre as diferentes gerações, sob pena de se compactuar com o efeito da ausência de tempo para alimentar as relações sociais.

Sabendo que a imagem social das pessoas mais velhas e o papel que lhes é atribuído na sociedade em que estão inseridos determina a forma como cada um envelhece e condiciona as suas atitudes, pretendemos que a nossa Escola seja um espaço intergeracional.

Escola 4G – Crianças

Atendendo aos desafios das famílias da freguesia em garantir a ocupação das crianças e o acompanhamento dos seus estudos, quer pela dificuldade em gerir a vida familiar/trabalho ou pelas dificuldades em fazer face às exigências da escola, o projeto Escola 4G Crianças surge para oferecer uma resposta às famílias de apoio/acompanhamento ao estudo e ocupação dos tempos livres das crianças.

A Escola 4G crianças promove atividades de tempos livres para crianças dos 6 aos 14 anos, uma sala de apoio ao estudo durante o período letivo e um programa de atividades durante as férias escolares.

  • ATL
  • Colónias de Férias

ATL

Das 14h30 às 19.30h
Coordenação: Andreia Cardoso e Carla Neto

O ATL da Escola 4G foi criado com o objetivo principal de proporcionar às crianças experiências, atividades lúdicas e recreativas que contribuam para o seu crescimento enquanto pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, afetiva, intelectual e social, permitindo assim, estabelecer uma melhor relação com a escola, a família e a comunidade envolvente.

ATL como a própria designação indica, é uma valência direcionada para as Atividades de Tempos Livres. Aqui as crianças têm a oportunidade de expandir, exteriorizar e libertar todas as energias acumuladas durante um dia de aulas na escola. É nosso objetivo desenvolver diversas áreas como a expressão plástica, expressão musical, expressão motora, expressão dramática, educação ambiental e educação para a sustentabilidade, educação social, educação rodoviária, culinária e apoio ao estudo.

Neste contexto privilegiamos igualmente a expressão cognitiva e a expressão pessoal/social e afetiva, pois sendo um agente de educação e socialização fundamental por excelência, pretende-se formar a criança no seu todo.

Pretende-se disponibilizar à criança um espaço onde ela possa interagir, realizar e partilhar experiências e saberes com os seus pares – tão importantes no seu próprio processo de aprendizagem -, propiciando um ambiente singular que permita o seu desenvolvimento harmonioso, reforçando sempre e cada vez mais as suas competências sociais, emocionais e intelectuais.

Colónia de Férias 4G

A Colónia de Férias 4G teve início nas férias de verão de 2016.

A” Colónia de Férias 4G” é um projeto de animação e ocupação de tempos livres, destinado a todas as crianças dos 6 aos 14 anos.

É um espaço de diversão, aprendizagem e ocupação de tempos livres, para proporcionar experiências educativas as crianças. São utilizadas metodologias ativas e dinâmicas, com jogos de descoberta e de construção de diferentes materiais, a prática de diversas atividades no âmbito das expressões se assumem como estratégias prioritárias para criar um ambiente lúdico, acolhedor e seguro.

Todos os conteúdos trabalhados neste espaço foram pensados de acordo com o nível de desenvolvimento, interesses e motivações das crianças, aplicando esses fatores no trabalho desenvolvido nas oficinas.

O projeto é organizado por dias temáticos. O funcionamento assenta em oficinas lúdicas que se complementam e articulam de modo a possibilitar um trabalho global que contribua para o desenvolvimento afetivo, social e cultural da criança e para novas e diversas aprendizagens.

Para além das oficinas, decorrem em todas as semanas atividades fora da Escola 4G, havendo também lugar para visitas especiais e para a participação de familiares. Uma grande parte das atividades é livre, dando-se oportunidade à criança de escolher os seus jogos e brincadeiras, no entanto, há diariamente atividades, propostas pelos monitores, em cada uma das oficinas. Este espaço potencializa uma aprendizagem que parte das vivências e motivações das crianças, utilizando métodos e técnicas adequadas ao seu nível sócio-cultural de desenvolvimento e às suas necessidades específicas, tornando assim essas aprendizagens tão naturais quanto possível.

Calendarização

O projeto decorre durante as Interrupções Letivas.

Funciona entre as 8:30h e as 18h, de segunda a sexta-feira, excetuando os feriados e fins-de-semana.

Escola 4G – Jovens

O projeto desenvolve atividades de ocupação de tempos livres para jovens.

  • Aulas de Hip Hop
  • OTL nas férias do Verão

Danças Urbanas – Hip hop. O Que é?

Aulas contagiantes e cheias de energia com ritmos e movimentos urbanos que proporcionam o bem-estar da sua criança a nível psicológico e motor, que trazem excelentes resultados no seu crescimento, tornando os praticantes mais Felizes e Saudáveis!

As aulas serão constituídas por aquecimento corporal e rítmico, aprendizagem coreográfica, jogos rítmicos (Desenvolvimento Rítmico), improvisação, técnica de movimento e consciência corporal, apropriado aos níveis de cada aluno.

É uma proposta bastante rica e descontraída que promove qualidade de vida psicológica e física do público aderente.

Prof. Miguel Ângelo

3ª das 18h30 às 20h (Informações na Escola 4G)

OTL – Ocupação de Tempos Livres

Durante o mês de julho costuma decorrer o projecto de Ocupação de Tempos Livres para jovens – Cultura para Todos – na Escola 4G.

Este projecto teve como objetivo dinamizar espaços culturais da freguesia, com atividades para as diferentes gerações.

Os jovens conhecem e desenvolvem atividades no Museu Etnográfico de Campelos, no Moinho de Campelos e na Biblioteca da Escola 4G.

Pretende-se que os nossos jovens não só conheçam o nosso património local, como desenvolvam formas de o valorizar perante a comunidade. Assim, o Moinho de Campelos é visitado e cenário de um teatro sobre a força do vento para as crianças da Colónia de Férias da Escola 4G e para a Creche do Menino Jesus.

O Museu Etnográfico de Campelos é aberto à comunidade durante os festejos da Feira Anual de Campelos, recebendo visitas guiadas pelos nossos jovens.

São organizadas visitas temáticas e dinamizadas oficinas de expressão plástica e criativa para promover o gosto pelos livros, para além de leituras de poesia para os séniores do Lar Santo António de Campelos e para os seniores do Centro de Dia do Outeiro da Cabeça.

O OTL costuma ter a parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), permitindo aos jovens desenvolver capacidades e competências para ocuparem os seus tempos livres de forma saudável.

Escola 4G – Adultos

  • Workshops “Saber fazer, saber comer”

A escola desenvolve ocasionalmente oficinas e formação para adultos.

Nas oficinas o senhor Luís Macieira ensinou a executar o tear hexagonal ao “O gang do naperon”.

Escola 4G – Seniores

O projeto Escola 4G Seniores visa promover o envelhecimento ativo e positivo dos seniores da freguesia, diminuindo o isolamento social e a solidão dos idosos.

Com a promoção de um espaço de convívio intergeracional e atividades que permitem aos seniores partilhar saberes e experimentar novas aprendizagens e experiências, o projeto contribui para a o bem-estar dos idosos e a sua valorização social.

Através de oficinas criativas, oficinas de literacia digital, atividades intergeracionais e de voluntariado, o projeto aumenta as relações sociais e de amizade dos seniores, melhora a confiança dos seniores nas suas capacidades, competências e saberes, reforçando a sua utilidade social.

Oficinas regulares

  • Oficina Tricotando e Conversando
  • Oficina de TIC

Oficinas ocasionais

  • Oficinas do saber da Camara Municipal de Torres Vedras

Escola 4G – Intergeracional

  • Rufinhos – Oficina livre de Percussão e Movimento

Trata-se de um projeto de ocupação de tempos livres para crianças e adultos que querem desenvolver as suas capacidades musicais e culturais.

Este projeto da autoria dos professores de música, Joaquim Pinto e Daniel Silva, existe na Escola 4G desde novembro de 2016 e possui atualmente 22 participantes, com idades compreendidas entre os 5 e os 69 anos.

Segundas – das 18h30 as 20h00

  • Produção de Uvada
  • Oficinas na comunidade para crianças e seniores
  • Mercadinhos na comunidade

 

  • Biblioteca e Centro de recursos – 4G

Localiza-se no seio da Escola 4G e serve de apoio às atividades desenvolvidas na escola. Na Biblioteca 4G é possível requisitar ou ler um livro, utilizar computadores para pesquisas na internet ou trabalhos.

Horário de funcionamento – de 2ª a 6ª das 15h30 as 19h00.

  • Atividades extra | Apresentação do livro “Parábolas de Fazer Crescer”

Em janeiro de 2016 os autores João Martins e Jorge Damas, ambos professores no Externato de Penafirme, apresentaram o livro “Parábolas de Fazer Crescer”, a convite da União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça.

Tratou-se de um momento muito especial, pois o encontro deu-se na antiga Escola Nº 1 do Primeiro Ciclo de Campelos (Escola 4G), precisamente na sala onde Jorge Damas frequentou a Primeira Classe. A população aderiu com enorme satisfação, tendo sobrelotado a sala destinada para o efeito. Os autores partilharam a forma como nasceu o livro, desde os primeiros passos até à sua edição, realçando, aqui ou ali, o próprio conteúdo e a maneira como lhes têm chegado os testemunhos verdadeiros e elogiosos de quem já o leu. Os presentes, de forma espontânea, foram intervindo, contribuindo, assim, para que o encontro se tornasse ainda mais familiar, mais intenso e mais emotivo.

Em março de 2020, face à pandemia por COVID 19  as atividades na Escola 4G foram interrompidas, prevendo-se a sua reabertura para setembro de 2020.

Até já.