R-Circular – Projeto de Economia circular
O projeto R-Circular viu a sua candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental, tem o apoio da Camara Municipal de Torres Vedras e está a ser promovido pela União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça.

Vai desenvolver atividades até fevereiro de 2019 e semear práticas que  se podem e devem manter para além da calendarização deste projeto.

Pretende estimular e desenvolver ações que integrem os princípios da Economia Circular com a comunidade local da União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (UFCOC).
As ações decorrentes do Projeto irão abranger também a comunidade duma zona geográfica mais alargada, municipal (Torres Vedras) e intermunicipal (Lourinhã, e do Cadaval).
O projeto integrará a identificação de potenciais intervenientes para o alargamento da rede de cooperação (indo além das atuais instituições, já envolvida no projeto), terá uma abordagem prática (hands-on) sobre as várias técnicas de reutilização, recuperação, recondicionamento, remanufatura e upcycling de vários tipos de bens, materiais e equipamentos, relativamente aos quais é ainda possível estender o seu ciclo de vida útil, com incremento da cadeia e criação de valor económico, social e ambiental. O projeto enquadra atividades de:
– sensibilização e formação a todos os intervenientes mais diretos, mais teórica sobre conceitos, os princípios e estratégias da economia circular (com referências como multi-R approach, Ellen MacArthur Foundation);
– desenvolvimento com a comunidade de ações de captação, de retoma ou retorno de bens e/ou peças usadas (cujo o destino seria reencaminhar diretamente como resíduo);
– formação, numa segunda fase, com workshops especializados sobre técnicas a utilizar;
– exposições, feiras;
– promoção e divulgação do projeto por meios digitais, através de um sitio e plataforma digital.
O período de execução do projeto, constituir-se-á como a fase de ignição, de teste do modelo de negócio e validação das suas premissas de sustentabilidade, sendo depois dada continuidade ao mesmo.