ATL e Apoio ao estudo – Escola 4G

O projeto Escola 4G Crianças surge para oferecer uma resposta às famílias de apoio/acompanhamento ao estudo e ocupação dos tempos livres das crianças.

A Escola 4G crianças promove atividades de tempos livres para crianças dos 6 aos 14 anos, uma sala de apoio ao estudo durante o período letivo e um programa de atividades durante as férias escolares.

O ATL desenvolve-se entre as 14,30 às 19.30 horas.

O ATL/apoio ao estudo da Escola 4G foi criado com o objetivo principal de proporcionar às crianças experiências, atividades lúdicas e recreativas que contribuam para o seu crescimento enquanto pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, afetiva, intelectual e social, permitindo assim, estabelecer uma melhor relação com a escola, a família e a comunidade envolvente.

ATL como a própria designação indica, é uma valência direcionada para as Atividades de Tempos Livres. Aqui as crianças têm a oportunidade de expandir, exteriorizar e libertar todas as energias acumuladas durante um dia de aulas na escola. É nosso objetivo desenvolver diversas áreas como a expressão plástica, expressão musical, expressão motora, expressão dramática, educação ambiental e educação para a sustentabilidade, educação social, educação rodoviária, culinária e apoio ao estudo.

Neste contexto privilegiamos igualmente a expressão cognitiva e a expressão pessoal/social e afetiva, pois sendo um agente de educação e socialização fundamental por excelência, pretende-se formar a criança no seu todo.

Pretende-se disponibilizar à criança um espaço onde ela possa interagir, realizar e partilhar experiências e saberes com os seus pares – tão importantes no seu próprio processo de aprendizagem -, propiciando um ambiente singular que permita o seu desenvolvimento harmonioso, reforçando sempre e cada vez mais as suas competências sociais, emocionais e intelectuais.

Colónia de Férias 4G

A Colónia de Férias 4G teve início nas férias de verão de 2016.

A” Colónia de Férias 4G” é um projeto de animação e ocupação de tempos livres, destinado a todas as crianças dos 6 aos 14 anos.

É um espaço de diversão, aprendizagem e ocupação de tempos livres, para proporcionar experiências educativas as crianças. São utilizadas metodologias ativas e dinâmicas, com jogos de descoberta e de construção de diferentes materiais, a prática de diversas atividades no âmbito das expressões se assumem como estratégias prioritárias para criar um ambiente lúdico, acolhedor e seguro.

Todos os conteúdos trabalhados neste espaço foram pensados de acordo com o nível de desenvolvimento, interesses e motivações das crianças, aplicando esses fatores no trabalho desenvolvido nas oficinas.

O projeto é organizado por dias temáticos. O funcionamento assenta em oficinas lúdicas que se complementam e articulam de modo a possibilitar um trabalho global que contribua para o desenvolvimento afetivo, social e cultural da criança e para novas e diversas aprendizagens.

Para além das oficinas, decorrem em todas as semanas atividades fora da Escola 4G, havendo também lugar para visitas especiais e para a participação de familiares. Uma grande parte das atividades é livre, dando-se oportunidade à criança de escolher os seus jogos e brincadeiras, no entanto, há diariamente atividades, propostas pelos monitores, em cada uma das oficinas. Este espaço potencializa uma aprendizagem que parte das vivências e motivações das crianças, utilizando métodos e técnicas adequadas ao seu nível sócio-cultural de desenvolvimento e às suas necessidades específicas, tornando assim essas aprendizagens tão naturais quanto possível.

  • Calendarização

O projeto decorre durante as Interrupções Letivas.

Funciona entre as 8:30h e as 18h, de segunda a sexta-feira, excetuando os feriados e fins-de-semana.

Crescer a Sentir- Alfabetização Emocional em Contexto Escolar

O Crescer a Sentir é um programa de educação emocional, de natureza preventiva com infusão curricular, implementado nos jadinde infancia da Freguesia com crianças a partir dos 3 anos de idade.

Tem como missão apoiar o desenvolvimento de competências socio emocionais como a consciência, vocabulário e autorregulação emocional, a empatia e a cooperação sendo um programa que previne comportamentos de risco favorecendo o ajustamento psicológico.

Recorre a ferramentas didáticas como a expressão musical (músicas originais), expressão dramática, expressão plástica, yoga e massagens na escola*

Na União de Freguesias de Outeiro da Cabeça e Campelos é implementado desde setembro de 2016, com o apoio total da Freguesia, sendo um projeto gratuito para as famílias. No presente ano letivo abrangeu 36 crianças de 5 anos de idade.

Olhar das Educadoras-de-infância

Educadora Isabel Silva

” O projeto complementa tudo aquilo que fazemos no Jardim-de-Infância. Sinto que as crianças estão plenamente recetivas. Cada vez mais falam das suas emoções de forma simples, no dia-a-dia. É uma mais-valia.”
Educadora Ana Paula Rodrigues

” As crianças estão muito motivadas. Conseguem falar mais abertamente dos sentimentos e emoções. Identificam-nas em si e nos outros. O projeto tem sido enriquecedor e serve para despoletar de todo o crescimento de cada um. Com as atividades do projeto as crianças estão mais despertas para as atividades do dia-a-dia.

Educadora Luísa Perdigão

” O projeto tem corrido muito bem. As crianças têm feito uma grande evolução. As que são mais inibidas têm-se soltado um bocado e as mais irrequietas têm ido buscar emoções que estavam esquecidas, falando das suas preocupações. É uma mais-valia porque as crianças vão para o 1º Ciclo e ficam a saber lidar com as emoções e com novas etapas. Também porque as atividades e as canções, apesar de ser um projeto só para os 5 anos nós transmitimos ao restante grupo e aplicamos as estratégias no dia-a-dia.

A equipa

Carla Ferreira | Psicóloga Educacional

Rita Pinheiro | Psicóloga clinica

Carla Ferreira
Psicóloga Educacional
Crescer a Sentir – Alfabetização Emocional em Contexto Escolar

Tlm: 967382276