Creche e Pré-escolar do Menino Jesus

O Centro Social Paroquial Santo António de Campelos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com personalidade jurídica no foro canónico e civil, pertencente à Paróquia de Campelos.

Em 1991, por forte vontade do Rev. Padre José Rodrigues Paula, iniciou a sua atividade com valência de CRECHE aprovada pela Segurança Social com 33 crianças em espaço alugado na Cabeça Gorda, contando com o entusiasmo dos cristãos locais liderados pela D. Graciete Rodrigues, bem como o apoio da Junta de Freguesia.

Em 1996 dá-se a abertura da valência do A.T.L. (Atividades de Tempos Livres) em acordo para 30 crianças dos 6 aos 12 anos, o qual terminou em novembro 2006 tendo neste período de tempo funcionado em instalações cedidas pela Igreja do Imaculado Coração de Maria em Campelos.

Em 2000 foi criada uma Empresa de Inserção, com 4 áreas de ação: refeições, padaria, limpeza e lavandaria, tendo como objetivo promover competências profissionais, pessoais e sociais, inserindo no mercado de trabalho desempregados de longa duração A empresa de Inserção encerrou, mas mantivemos estas atividades.

No ano 2000 inicia-se a negociação do terreno para a construção de instalações próprias. Após várias campanhas de angariação de fundos e apoios estatais foi iniciada a obra em 2007 e concluída em 2008.

Em 2011 criou-se o Gabinete de Intervenção Comunitária, projeto social da Freguesia de Campelos, promovido pelo Centro Social Paroquial Santo António dos Campelos que visa o estudo, intervenção e apoio sócio – terapêutico a famílias que se encontram expostas a fatores de risco.

Desde julho de 2012, está em funcionamento a Cantina Social, que surge de um protocolo com ISS´I.P. com o intuito de distribuir 100 refeições, diariamente, a famílias carenciadas.

Este ano estamos a comemorar 11 anos da inauguração da Creche do Menino Jesus.