Banda de Música da Casa do Povo de Campelos

A Escola de Música da Casa do Povo de Campelos nasceu em finais de 1975, princípios de 1976, quando a professora primária que leccionava na escola de Campelos, Sr.ª Professora Maria Natália Andrade lançou à comunidade o desafio de se constituir uma banda e uma escola de música. Seguindo esse desafio, o Sr. José Augusto dos Santos e o Sr. Eugénio Bernardes Ferreira abraçaram de imediato esse projecto e contactaram o Sr. Manuel Soares Peixoto para dar início a esse projecto. As aulas de solfejo iniciaram-se na Sacristia da Igreja de Santo António de Campelos, no dia 17 de fevereiro de 1976, tendo sido então definida esta data como a data de fundação da Escola de Música.

Em 1979 foi contratado o Sr. Manuel Maria Dias, tendo sido este o 1º Maestro da Banda de Música e permanecido nestas funções até ao ano de 1981. A 15 de agosto de 1979, a Banda fez a sua 1º atuação, no Louriçal. No dia 24 de agosto de 1979, deu-se a primeira atuação em Campelos.

Em 1981 foi contratado o Maestro José Aniceto, tendo este sido maestro desta banda até 1994. Desde essa data foram também maestros desta banda o Maestro Fernando Franco, entre 1995 e 1999 e o Maestro Francisco Frazão entre os anos de 1999 e 2006.

Desde o ano 2006, rege a Banda de Música da Casa do Povo de Campelos, o Maestro Daniel Rui Franco Silva Batista.

A Banda de Música da Casa do Povo de Campelos colabora em diversas festas anuais de várias localidades. Participa também activamente na festa anual de Campelos, bem como organiza anualmente o tradicional Concerto do Sócio e faz a animação da Missa do Domingo de Páscoa. Sublinhamos também a participação anual da banda na animação do corso do Carnaval de Torres Vedras e nas Marchas de Santo António de Campelos.

Recentemente, nomeadamente em Dezembro de 2017, a nossa Banda em parceria com a Sociedade Filarmónica Incrível Aldeia Grandense e a Sociedade Filarmónica Ermegeirense promoveram o espectáculo MusiCAE – A Histórica Viagem de CAE, tendo sido realizados dois concertos no teatro-cine de Torres Vedras e um concerto no Centro Social da Ermegeira. Tratou-se de um concerto narrado inspirado na tradição do romance picaresco onde foi contada a viagem atribulada de uma personagem improvável pelas terras de Portugal. Um concerto que contou com a presença de dois atores, um narrador e cerca de 100 músicos em palco.

Banda de Música da Casa do Povo de Campelos

Rua do Mercado, N.º 28, 2565-046 Campelos, Torres Vedras

Responsável: Ismael Rodrigues

Telefone: 926 028 396

Email: banda.musica.campelos@gmail.com

Site: https://www.facebook.com/bandamusicacasapovocampelos

Instragram: banda.musica.cp.campelos

 

Escola de Música

A Escola de Música, uma valência da Casa do Povo de Campelos, conta com um percurso de mais de 40 anos dedicado ao ensino e preparação de todos que desejem obter conhecimentos na área musical. Esta é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro e pode ter benefícios surpreendentes na aprendizagem de idiomas, na melhoraria da memória, da capacidade de concentração, mas também na coordenação e no desenvolvimento motor.

Na Escola de Música poderá aprender a ler música e a tocar um instrumento musical, de palhetas, bocais ou percussão. Caso seja esse o seu desejo, poderá posteriormente integrar a Banda de Música.

O ingresso na Escola de Música poderá também ser um primeiro passo numa carreira profissional de músico, abrindo portas para um posterior ingresso num conservatório ou num ensino superior especializado.

A Escola de Música leciona aulas de música à Quarta-feira e à Sexta-feira, no horário das 16:00h às 19:00h.

Poderá realizar a inscrição nos serviços administrativos da Escola ou através do endereço de correio eletrónico banda.musica.campelos@gmail.com